jusbrasil.com.br
18 de Agosto de 2018

8 recomendações para quem quer comprar uma empresa

Kim Medeiros, Advogado
Publicado por Kim Medeiros
mês passado

Se você pretende iniciar uma negociação para comprar uma empresa, veja as recomendações que tenho para lhe dar.

Antes mesmo de nos atermos aos objetivo deste post, é importante ressaltar que existem profissionais especializadas no mercado de fusão, cisão, incorporação, aquisição de quotas, ações, marcas e outros direitos de propriedade industrial, alienação de estabelecimento, arrendamento mercantil, etc., que vão garantir a total segurança das negociações, dos contratos, da relação societária, do planejamento fiscal da operação, bem como, na avaliação da empresa e auditoria legal.

Nosso escritório é plenamente capacitado no Direito Empresarial, mais especificamente, no Direito Societário/M&A, e tratamos com seriedade nessas demandas.

Ao navegar no meu blog você encontrará outros posts sobre M&A, fusão, cisão,incorporação, todo o passo a passo para se adquirir uma empresa, até mesmo evitar riscos no momento de vender seu estabelecimento empresarial.

Desse modo, trouxe nesse post 8 recomendações ao empresario quando necessitar vender sua empresa.

1. Procurar sempre reduzir o preço de aquisição

No momento em que se atua em uma operação de aquisição ao lado de quem está comprando, o objetivo sempre será o de diminuir o preço de venda.

Apesar do valor da empresa se dar através de um método de avaliação, os consultores, o empresário e toda sua equipe, deverão investigar a empresa-alvo com intuito de encontrar passivos, contingências, declarações que possam vir a reduzir o preço final.

2. Vincular o vendedor com exclusividade da aquisição

No trâmite natural das negociações em operações societárias, é comum a apresentação de uma proposta de aquisição através de um memorando de entendimentos (documento preliminar) ou por uma carta de intenções. Nesse momento, o empresário que está buscando comprar a empresa deverá se atentar para vincular o vendedor e garantir sua exclusividade na aquisição.

3. Garantir a responsabilidade do vendedor

No momento da elaboração do contrato definitivo, o comprador deverá se atentar em obter o máximo de responsabilidade do vendedor por suas declarações, contingências e passivos ocultos, inserindo também o valor das indenizações e o seu procedimento.

4. Exigir cláusula de não competição

Exigir a inserção de cláusula de não competição para que o vendedor não concorra com o comprador no maior tempo e espaço possível.

5. Obtenção do máximo de informações possíveis

Lembre-se, a venda de uma empresa sempre tratará de valores altos, vultuosos. Desse modo, o comprador deve procurar obter o máximo de informações possíveis da empresa, com intuito de ter a certeza que está realizando uma boa compra. A esse processo de investigação dá-se o nome de due diligence.

6. Ter sempre uma opção de saída das negociações

O comprador sempre deve prezar pela inclusão de cláusulas contratuais de opção de desistência do negócio, isto é, de saída, evitando a vinculação obrigatória da aquisição, principalmente, quando as negociações estão entre o signing e o closing.

Para saber mais sobre esses termos leia passo a passo para se adquirir uma empresa.

7. Disposições entre sócios

Sendo a compra parcial, o comprador ingressará como sócio, dessa maneira, deve-se preparar acordos entre quotistas ou acionistas com intuito de estabelecer regras de administração, com base em práticas de governança corporativa, pagamento de dividendos, opções de retirada, dentre diversos outros temas societários.

8. Esteja acompanhado por um consultor especializado na área

Por fim, em qualquer operação societária, esteja acompanhado por um consultor especializado na área, pois, como eu disse, os profissionais dessa área promovem a total segurança das negociações, dos contratos, da relação societária, do planejamento fiscal da operação, bem como, da avaliação da empresa e auditoria legal.

Gostou da nossa publicação? Deixe seu comentário!

Por Kim Medeiros

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)